Ao longo do tempo a sociedade foi transformando seus  hábitos alimentares. Com o desenvolvimento da indústria alimentícia passamos a consumir muito do que esta nas gondolas dos grandes mercados, alimentos praticamente prontos para o consumo. Perdemos o costume de prepararmos os alimentos e passamos a consumir produtos que muitas vezes causam danos a nossa saúde. Pensando em uma vida mais saudável, te convido a conhecer alguns ingredientes que  são deliciosos e auxiliam na manutenção saudável do nosso corpo. Por enquanto vamos falar de  um grão que  esta diretamente relacionado com  a sensação de bem estar, bom humor e saciedade, podendo até levar aquela perda de medidas tão desejada por todas nós. Claro, não faz milagre, mas mudando alguns hábitos, poderemos ver algumas mudanças no nosso organismo.

Entra em cena, a quinoa

A  Quinoa é  um alimento equilibrado em proteínas, carboidratos, Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas. Esse grão é pobre em gordura e por esse motivo é ideal para incluir nos cardápios de quem esta fazendo dieta. Esse grão tem o poder de absorver  água e permanecer no estômago por um tempo prolongado, dando a sensação de saciedade, sendo assim, evitando o exagero, auxiliando no emagrecimento e melhorando a saúde metabólica, melhorando  o funcionamento intestinal, regulando o colesterol e até mesmo  o açúcar do sangue.

Eu fiquei sabendo que a quinoa pode ser substituída pelo arroz nas nossas dietas e achei a ideia fantástica. Vou começar a inseri-la no meu cardápio. Essa semana experimentei e gostei muito do sabor. É muito fácil de fazer e rende bastante.  Vou deixar a receitinha básica de como fazer.

 

PREPARO DA QUINOA:

Para cada xícara de quinoa, duas de água.

É importante saber que a quinoa rende bastante, então se desejar uma pequena porção, faça meia xícara.

Lave os grãos em uma peneira. Na panela, doure alho e cebola no azeite.

Depois de dourar os ingredientes, acrescente a quinoa e o sal. Refogue bem.

Adicione  a água e deixe  cozinhar até que a água seque e os grão fiquem translúcidos.

Essa é a receita simples do preparo da quinoa, é super fácil e se você quiser pode acrescentar uma variedade de ervas e legumes para deixar mais saboroso.

Não vamos parar por aí não,  nosso próximo elemento  sobre alimentação saudável, vai ser a PTS (Proteína texturizada de soja), além de nutritiva, diminui o colesterol, reduz pressão arterial e auxilia na dieta.

Vou  fazer o teste da substituição do arroz pela quinoa em algumas refeiçoes e com o tempo vou registrando por aqui os resultados dessa alteração, não só pela questão da perda de peso, mas também em busca de uma vida saudável e produtiva.

Tente você também e se quiser registre por aqui sua experiência.

Bjosssss, fui.

 

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