Mais um mês de outubro chegando e não podemos deixar de compartilhar o movimento que aborda o tema  sobre câncer de mama. Entra em cena o OUTUBRO ROSA.

Foi na década de 90, nos Estados Unidos  que nasceu o movimento internacional batizado  de “Outubro Rosa”, uma campanha que leva como símbolo o laço rosa de fita  mundialmente  conhecido e ligado à luta contra o câncer de mama e a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

O objetivo do movimento é a   sensibilização da sociedade para essa questão da prevenção e cuidados. É alertar homens e mulheres a respeito desse  tumor  que se desenvolve nas mamas  causando alterações genéticas  nas  células, que passam a se dividir descontroladamente.

Veja o vídeo de 90 segundos sobre O QUE É CÂNCER DE MAMA.

Também chamada de  Carcinoma da mama são tumores que se formam nas células das mamas.  O câncer de mama pode aparecer tanto em mulheres quanto em homens. Os sintomas  incluem um nódulos, secreção com sangue  e transformação  na  textura da mama.

O tratamento envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia. É muito importante fazer o exame de toque para verificar alguma anomalia e logo buscar auxílio médico. Quanto mais rápido, maiores são as chances de cura. Veja como deve ser feito o autoexame. 

É muito importante ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura do câncer de mama, então, caso algo não esteja dentro das conformidades, agende uma consulta e tire isso a limpo. Também precisamos saber que algumas leis resguardam as pessoas acometidas com câncer de mama. Veja três dessas leis:

  1. Lei 11664/08
    Garante a Mamografia às mulheres a a partir de 40 anos pelo SUS: 
    Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
  2. Lei 8922/94
    Saque do FGTS e PIS: 
    Portador de Câncer ou possuidor de dependente (junto ao INSS ou Imposto de Renda) igualmente possuidor, poderá sacar o FGTS e PIS.
  3. Lei 9797/99
    Reconstrução Mamária pelo SUS: 
    Dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidade integrada do Sistema Único de Saúde – SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.

É muito importante o diagnóstico precoce, então, caso você sinta algo, procure um médico para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

CLIQUE AQUI e tenha acesso a Cartilha Câncer de Mama através do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Bjos, se cuida!!!

 

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Qual o tipo do seu cabelo?

Próximo Post

#elenão - O samba explica!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *