Olá pessoas! Tudo bem desse lado aí?

Aqui,  o assunto da vez são os deliciosos docinhos. Quem não tem uma quedinha por um BRIGADEIRO ou por um delicioso SORVETE?

Essas gostosuras são poderosas e causam sensação de bem estar e também de recompensa alcançada, mas para a saúde em geral, se perdermos o controle do consumo desses alimentos, podemos sofrer as consequências.

Saiba que o açúcar pode sim  tornar-se um vilão!

O açúcar , através dos reagentes químicos, tais como, a  serotonina que é um agente químico que dá sensação de bem-estar,  e também a dopamina que levam a uma  sensação de recompensa,  causam  uma certa  “bagunça” no cérebro e corpo ao consumir alimentos açucarados , responde com sensação de bem estar e isso pode sim causar uma “certa” dependência e  levar até a uma  compulsão alimentar.

Ficar mal-humorado ou meio “deprê” quando não come um docinho é um dos  sintomas do excesso ou da falta de açúcar. O açúcar também está disfarçado nas deliciosas batatas fritas, nos salgadinhos e no  amido dos pães. Esses alimentos  se transformam  rapidamente em açúcar no sangue e  causam  um desequilíbrio da química cerebral, que são os responsáveis pela vontade de açúcar.  Para os apreciadores dos mais variados docinhos, como eu, fica a pergunta:

 

MAS COMO SUBSTITUIR  O AÇÚCAR E ALCANÇAR  HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS?

Veja alguma dicas para  conseguir controlar esse “desejo” por doces

DICA 1: 

Mexa-se ! Fazer atividade física alivia a vontade de consumir  açúcar, uma vez que, o exercício também  eleva os níveis de serotonina, dopamina e endorfina. As pessoas que criam o hábito de exercitar-se,  passam  a desejar alimentos mais saudáveis.

DICA 2:

Faça ingestão de pequenas porções de nozes, castanhas e frutas secas: Esse MIX  ajuda a combater o desejo  incontrolável de doces, mas lembre-se de não exagerar  na dose, algumas castanhas e nozes são bastante calóricas.

DICA 3: 

Uma alternativa rápida e prática para matar o desejo de doce são as  balinhas  sem adição de açúcar. O mercado oferece uma  gama diversificada de  balas sugar-free e estas são ótimas para deixar  na bolsa e recorrer à elas  nos momentos de necessidade, rs.

DICA 4:

Frutas. Algumas frutas tem baixo teor de açúcar e são elas que podem auxiliar na substituição dos doces. Vale até mesmo preparar aqueles picolés de frutas mais leves como: Melancia, Morangos, Amora, Framboesa, Melão e Pêssego.

DICA 5: Essa é pra fechar!

Vamos de gelatina? A gelatina tem em sua composição uma boa quantidade de colágeno.  Esse componente tem a tarefa de impedir a deformação dos tecidos,  ajuda também na nutrição dos  tendões e ligamentos , conservando a hidratação e integridade das articulações. Prevenção e  trata  dores articulares como artrose e osteoporose.  A gelatina é  fonte de hidratação,  mantém a pele firme e  combater a prisão de ventre. Existe uma pequena quantidade de açúcar na gelatina mas não é algo alarmante e caso seja da preferência, podemos optar pela versão  diet ou light, e aí sim teremos 0% de açúcar.

Por hoje é só! 

 

 

 

 

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Dan

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