O assunto hoje é Prata! Um elemento químico metálico e precioso encontrado na natureza, é um mineral existente entre as  rochas.

Esse metal  já foi usado até mesmo na fabricação de moedas e por esse motivo, em uma determinada época da História era comum chamar a prata de dinheiro no seu sentido amplo, e aqueles que possuíam esse minério eram vistos como  indivíduos de riqueza  e abastança. O nitrato da  prata é um elemento usado  nas fotografias, xerografias , em componentes de baterias e pilhas e na Medicina é usado  como um catalisador.

Entre os múltiplos usos da prata, destacam-se as  moedas, como já mencionamos,  a fabricação de armas e punhais, na  criação de utensílios de cozinha e  também encontramos a prata na fabricação de jóias que complementam  os looks desde os mais tradicionais e delicados  até os movimentos  Hippie Chic.  Esse é um mineral que não perdeu o seu valor com o passar do tempo e muitas pessoas fazem uso da prata para criar  um visual mais  elegante.

POR QUE A PRATA ESCURECE?

O causador é o enxofre que está presente no ar. Este elemento  é liberado através dos  gases  e de produtos como  carvão,   gás natural e também e petróleo.  O enxofre liberado na atmosfera,  ao entrar em contato com a prata, cria  uma camada de sulfeto de prata, dando essa cor escura. O suor também pode acelerar esse processo, pois ao se misturar com o enxofre liberado no ar,  causa o escurecimento na peça.

Como cuidar das suas peças? Segue algumas dicas.

  • Evite utilizar suas peças quando estiver mexendo  com produtos de limpeza;
  • Com um pedaço  de papel-alumínio envolva um recipiente grande cheio de água quente e depois adicione o sal. Deixe suas peças  de molho na solução por 10 minutos. Isso vai proporcionar brilho;
  • Paste de dente, acredite, funciona mesmo. Esfregue suas peças de prata com a pasta de dentes e o auxílio de um pano. Após a aplicação, lave-as com água e sabão para retirar os resíduos;
  • Use uma  flanela ou pano bem macio para polir e  dar brilho;
  •  Faça uma limpeza nas peças com uma  pasta de bicarbonato misturada em um pouco de água. Use a  esponja para limpar  toda a superfície do objeto. Agora é só lavar e pronto;
  • Guarde as joias  pequenas dentro de sacos  de pano, assim você evita o  contato direto com a umidade e com a poeira;
  • Existe no mercado um produto liquido de cor azul  indicado para remover a oxidação de peças de prata, não custa caro e o resultado é garantido.

Além do charme,  o fato de que esse minério  cabe no bolso da maioria das pessoas  precisa ser levada em conta. As  peças mais miúdas e delicadas, não tem valor exorbitante, e por esse motivo,  esta ao alcance de todos! Há quem acredite no significado místico da prata. Dizem que as características e “poderes” desse metal  são  aliados a alguns  processos de cura, tais como, dores de cabeça, circulação e desintoxicação do sangue,  dores reumáticas, náuseas e gastrite. Pode até ser um exagero quando se refere a esses “poderes místicos”, não se sabe, mas temos que concordar que o charme dessas peças em prata, pode sim, dar um UP no visual, não é mesmo?

Até a próxima pessoal, fui!

 

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Lenço - Como usar?

Próximo Post

Vida saudável? Vá de peixe!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *