Um dia desses, estava lendo um post  e o assunto que estava em pauta, muito me chamou a atenção. O relato falava da importância de não perdermos o costume de preparar nossos alimentos e pontuou alguns itens para reflexão.  Atualmente estamos “terceirizando” tudo em nossas vidas, estamos perdendo o gosto de fazer  até mesmo as coisas mais simples da vida. A busca para alcançar exito na vida está tirando de nós o prazer pelas coisas simples do nosso dia.

Você já pensou que cozinhar em casa pode ser uma demonstração de afeto?

Cozinhar  traz inúmeros benefícios, além de ser divertido, você preparar o prato é um sinal de afeto  e esta ligado à emoção humana. Vamos pontuar os benefícios de preparar o alimento que vamos comer.

BENEFÍCIO 1 – Auxilia na dieta mais balanceada e evita os exageros. Mesmo que você não esteja fazendo restrições alimentares, preparar sua comida é uma forma de buscar o melhor dos produtos para o preparo do prato que será preparado. Você mesmo seleciona os ingredientes e assim evita desperdícios.

BENEFÍCIO 2 – Une as pessoas que fazem parte da nossa vida, da nossa história. Pessoas que gostamos de compartilhar de tudo, inclusive a comida.

BENEFÍCIO 3 – Satisfação quando a receita vira um sucesso.  Acertar no sabor de um prato é definitivamente uma sensação de prazer!

BENEFÍCIO 4 – A economia na hora da conta! Claro, sair para comer, é muito bom mas muitas vezes acabamos por gastar mais do que o esperado e quando o preparo fica por nossa conta, a economia é algo  bem relevante!

BENEFÍCIO 5 – Para muitas pessoas, cozinhar é uma terapia. É aquele momento que você se desliga de toda aquela bagunça mental para doar suas habilidades para a elaboração do prato que irá degustar depois de pronto.

BENEFÍCIO 7 -Cozinhar em casa não precisa ser  sinônimo de muito trabalho, pode ser muito simples e ainda você  estimula a parte do  cérebro que é  ligado à memória olfativa, ao paladar e ao prazer.

BENEFÍCIO 8 – Independência na cozinha. Cada vez que você entra na cozinha e prepara o seu próprio alimento, é um ganho. Saber cozinhar é muito bom  e dá a oportunidade de se virar no dia a dia. Quem cozinha com frequência  acaba crescendo em experiência e aumenta sua seu cardápio gastronômico.

Agora, cozinhar pode ser  uma forma  delicada de surpreender uma pessoa. Fazer seu próprio jantar soma muito mais do que jantar fora, claro, as vezes vale também, a graça de ir visitar um bom restaurante mas cozinhar para alguém é sinônimo de dedicar seu tempo, é valorizar um laço afetivo e cultivar esse bem. Pode acreditar, você surpreende muito mais quando disponibiliza seu tempo para doar à alguém, e cozinhar pode ser sinônimo de afeto. 

Veja algumas demonstrações de afeto aqui de casa

Tudo isso é só para dizer que não devemos “comprar” a ideia de terceirizar tudo e todos, é preciso valorizar os momentos importantes  e priorizar a nossa necessidade de dar e receber afeto. Cozinhar é só um dos muitos pontos que devemos valorizar e preservar para que os laços, sejam eles de família, amizade ou relacionamento sejam intensificados com demonstrações de carinho. Eu mesma, não tenho muitas habilidades na cozinha,  mas recebo varias demonstrações e minha forma de retribuir é lavando as pilhas de louças que fica depois da arte pronta. Não deixa de ser uma demonstração de afeto, não é mesmo? Rs

Até a próxima galera.

 

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Ooh, abre alas que eu quero passar!

Próximo Post

Quem sou eu?

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *