RESENHA

A arte de ensinar!

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO ATO DE ENSINAR?

Olá, hoje pensei em falar um pouco sobre a arte que estudei e tenho muito apreço. Entra em cena, a arte de compartilhar conhecimento.  Existem alguns sinônimos para a palavra ENSINAR, veja algumas:

  • explicar/ formar
  • instruir /orientar
  • pontificar/aconselhar
  • alumiar/ habilitar
  • preparar

Segundo Paulo Freire ” Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”

 ENSINANDO E APRENDENDO

Quando fui estudar a ciência que trata dos processos de aprendizagem, eu tinha a certeza dentro de mim que, mesmo antes do diploma, o ATO DE ENSINAR já estava em mim, eu tinha a sensação de que a ciência viria como uma complementação do meu SER. Vocação.  Isso estava dentro de mim!

A sociedade vive um verdadeiro turbilhão de emoções, muitas vezes as necessidades para sobreviver e conquistar atropelam o verdadeiro sentido da vida. Eu, como pedagoga de formação,  me pego a refletir sobre essa relação humana e na contradição que hoje se instalou quando nos referimos aos processos da EDUCAR. Já vivi tantas situações e posso dizer que TUDO nessa vida fica como APRENDIZAGEM. É difícil restringir quando falamos sobre ensinar e aprender. Muita coisa aprendemos na escola, muito aprendemos em casa, aprendemos também com os amigos. Aprendemos em todos os lugares e em todas as fases da vida!

Ensinar não está ligado somente com a intenção de transferir um saber, um conhecimento formal. Ensinar é algo profundo, esta conectado com as sensações, com a emoção, com a moral, com as prioridades humanas, com os princípios, com o respeito,  a admiração, o estímulo, a motivação e a oportunidade! Eu ensino e aprendo o tempo todo,  e as vezes ensino o que não é bom, nossas ações também são uma forma de ensinar. Nem tudo que transmitimos gerará bons frutos. É preciso EMPATIA quando falamos sobre a ARTE DE ENSINAR.

Eu, me orgulho de alguns bons professores que fazem parte da minha história. Hoje eu acredito que todos eles deixaram marcas,  mas nem todos marcaram de forma positiva & motivadora. Nem todos me mostraram o quanto podemos  produzir, sonhar e realizar. Uma coisas eu sei, OS BONS foram aqueles que me motivaram, que acreditaram, que me estimularam a ser quem eu sou hoje.

O SER PROFESSOR

SER PROFESSOR É IMPACTANTE, TANTO PARA O BEM QUANTO PARA O MAL. Ser professor é algo além da ciência, envolve sentimentos, envolve histórias, e por isso, essa profissão além de ser CIÊNCIA é EMPATIA. Não dá pra ser professor e não se misturar, e não se envolver. Definitivamente, NÃO DÁ!

A sociedade vive tempos difíceis. Estamos impondo padrões  inconcebíveis. Somos indivíduos movidos por nossas histórias, por nossas experiências. Não podemos perder o afeto e substitui-lo por brutalidade e crueldade. O país clama por pessoas que antes de apontar o dedo, se prontifiquem a entender e ajudar. A Educação esta em todos os lugares, é uma troca de saberes, sejam esses,  saberes técnicos ou os saberes da vida . Educação está em casa, na escola, está por todos os cantos, cabe a nós compartilhá-la com afeto,  bondade e com esperança.

Esse curta animado mostra a relação de quem sente empatia pelo próximo e o poder de uma amizade.

 

Existe uma força incrível que tem o poder de transformar vidas, valorizar caminhos e enxergar colheita em uma terra “aparentemente” sem valores agregados. Essa força precisar florecer em cada um de nós, ela precisa estar no meio de todos nós,  para que o mundo seja mais repleto de afeto e paz. Essa força está alicerçada na tríade que compõe o amor, a empatia e o altruísmo e para essa tríade fluir, só depende de nós, seres humanos!

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire.

Vamos refletir, vamos mudar, vamos fazer desse mundo um lugar agradável, é um direito de TODOS!

Eis aqui, um desabafo por tudo que estamos vivemos. Até a próxima!

Bjos, fuiiiii

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *