RESENHA

“A imaginação é mais importante que o conhecimento”

O que Einstein quis dizer com essa frase?

          “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”.

Nascido na Alemanha,  não acreditava em um Deus personalizado, era agnóstico e não ateísta. Foi o físico  que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Viveu de  1879 até  1955 e ganhou um Prêmio Nobel. Foi convidado a ser presidente de Israel, e ganhou nacionalidade norte americana, no período da Segunda Guerra Mundial. Foi ativista contra o racismo e mencionava essa atitude como “doença de branco”.

Bom, mas voltando a questão inicial, o que o cientista mais conhecido do planeta quis transmitir quando mencionou essa frase no livro  Sobre Religião Cósmica e Outras Opiniões e Aforismos, publicado em 1931? Vamos começar pelas diferenças entre as palavras CONHECIMENTO E IMAGINAÇÃO?

1- Conhecimento é compreender por meio da razão e/ou da experiência.

2- Imaginação é a  faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.

Ao contrario do Conhecimento, a Imaginação não precisa necessariamente estar ligada a razão e por esse motivo, o ato de imaginar se sobressai daquilo que  já existe, do que é real,  podendo ser uma ferramenta útil  para adquirir um NOVO CONHECIMENTO.  Colocar a cabeça pra pensar usando a imaginação é um meio de se conectar com  arte da criação e  consequentemente, o surgimento de novas ideias. De certa forma, a imaginação e o conhecimento estão ligados um ao outro, percebe isso?

Você já se perguntou como Einstein criou a teoria da relatividade? De que ponto partiu? 

Então, antes que o “cientista maluco” alcançasse  seu objetivo, foi preciso imaginar, pensar para depois criar a teoria! Veja como é interessante e faz todo o sentido. Sem a imaginação, impossível seria chegar ao conhecimento. Imaginar, combinar ideias, juntar situações… e assim, CRIAR.

Primeiro pensa, formula  ideias e concretiza fatos, voliá, chegou-se ao Conhecimento!

Que tal aproveitarmos a dica do gênio e deixar a imaginação fluir e fazer parte da nossa história?

Imaginar faz parte do processo do saber. Acredite,   pode abrir horizontes e te levar a situações incríveis!

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Quem conta um conto...

Próximo Post

Água - Hidrate seu corpo

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *