“A imaginação é mais importante que o conhecimento”
O que Einstein quis dizer com essa frase?
“Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”.
Nascido na Alemanha, não acreditava em um Deus personalizado, era agnóstico e não ateísta. Foi o físico que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Viveu de 1879 até 1955 e ganhou um Prêmio Nobel. Foi convidado a ser presidente de Israel, e ganhou nacionalidade norte americana, no período da Segunda Guerra Mundial. Foi ativista contra o racismo e mencionava essa atitude como “doença de branco”.
Bom, mas voltando a questão inicial, o que o cientista mais conhecido do planeta quis transmitir quando mencionou essa frase no livro Sobre Religião Cósmica e Outras Opiniões e Aforismos, publicado em 1931? Vamos começar pelas diferenças entre as palavras CONHECIMENTO E IMAGINAÇÃO?
1- Conhecimento é compreender por meio da razão e/ou da experiência.
2- Imaginação é a faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.
Ao contrario do Conhecimento, a Imaginação não precisa necessariamente estar ligada a razão e por esse motivo, o ato de imaginar se sobressai daquilo que já existe, do que é real, podendo ser uma ferramenta útil para adquirir um NOVO CONHECIMENTO. Colocar a cabeça pra pensar usando a imaginação é um meio de se conectar com arte da criação e consequentemente, o surgimento de novas ideias. De certa forma, a imaginação e o conhecimento estão ligados um ao outro, percebe isso?
Você já se perguntou como Einstein criou a teoria da relatividade? De que ponto partiu?
Então, antes que o “cientista maluco” alcançasse seu objetivo, foi preciso imaginar, pensar para depois criar a teoria! Veja como é interessante e faz todo o sentido. Sem a imaginação, impossível seria chegar ao conhecimento. Imaginar, combinar ideias, juntar situações… e assim, CRIAR.
Primeiro pensa, formula ideias e concretiza fatos, voliá, chegou-se ao Conhecimento!
Que tal aproveitarmos a dica do gênio e deixar a imaginação fluir e fazer parte da nossa história?
Imaginar faz parte do processo do saber. Acredite, pode abrir horizontes e te levar a situações incríveis!
2 Comments
Muito bom, parabéns 👏🏼
Olá Pierre, boa tarde,
Obrigada pelo comentário, muito bom saber que os leitores estão gostando.