“A imaginação é mais importante que o conhecimento”
O que Einstein quis dizer com essa frase?
“Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”.
Nascido na Alemanha, não acreditava em um Deus personalizado, era agnóstico e não ateísta. Foi o físico que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Viveu de 1879 até 1955 e ganhou um Prêmio Nobel. Foi convidado a ser presidente de Israel, e ganhou nacionalidade norte americana, no período da Segunda Guerra Mundial. Foi ativista contra o racismo e mencionava essa atitude como “doença de branco”.
Bom, mas voltando a questão inicial, o que o cientista mais conhecido do planeta quis transmitir quando mencionou essa frase no livro Sobre Religião Cósmica e Outras Opiniões e Aforismos, publicado em 1931? Vamos começar pelas diferenças entre as palavras CONHECIMENTO E IMAGINAÇÃO?
1- Conhecimento é compreender por meio da razão e/ou da experiência.
2- Imaginação é a faculdade de criar a partir da combinação de ideias; criatividade.
Ao contrario do Conhecimento, a Imaginação não precisa necessariamente estar ligada a razão e por esse motivo, o ato de imaginar se sobressai daquilo que já existe, do que é real, podendo ser uma ferramenta útil para adquirir um NOVO CONHECIMENTO. Colocar a cabeça pra pensar usando a imaginação é um meio de se conectar com arte da criação e consequentemente, o surgimento de novas ideias. De certa forma, a imaginação e o conhecimento estão ligados um ao outro, percebe isso?
Você já se perguntou como Einstein criou a teoria da relatividade? De que ponto partiu?
Então, antes que o “cientista maluco” alcançasse seu objetivo, foi preciso imaginar, pensar para depois criar a teoria! Veja como é interessante e faz todo o sentido. Sem a imaginação, impossível seria chegar ao conhecimento. Imaginar, combinar ideias, juntar situações… e assim, CRIAR.
Primeiro pensa, formula ideias e concretiza fatos, voliá, chegou-se ao Conhecimento!
Que tal aproveitarmos a dica do gênio e deixar a imaginação fluir e fazer parte da nossa história?
Imaginar faz parte do processo do saber. Acredite, pode abrir horizontes e te levar a situações incríveis!
5 Comments
Obrigada por compartilhar conosco a sua opinião! Concordo total com vc e por isso acredito ser relevante falar sobre esse assunto.
EXCELENTE !!! SEMPRE PENSEI ISSO !! MAS HOJE ESTÁ MUITO DIFÍCIL ARGUMENTAR COM UMA GERAÇÃO QUE EU CHAMO DE “GERAÇÃO CONTROL C CONTROL V ” MUITA INFORMAÇÃO!!! POUCA CURIOSIDADE DE SABER COMO FOI CRIADO !!! OBRIGADO ESTAMOS À DISPOSIÇÃO !!!!
Olá Eustaquio, como vai??? Acredito também que hoje os jovens estão mais soltos, debatem mais todas as situações, são mais atuantes, e essa mudança também gera uma reação em nós, adultos… não é fácil mas acredito que nunca tenha sido, é que cada geração atua conforme o desenvolvimento da sociedade de sua época… vamos seguir incentivando e motivando essa galera que tá começando agora… eles acham que sabem tudo, mas na verdade, não sabem de nada, rsrs, mas irão aprender !!! Obrigada por registrar seu ponto de vista, volte sempre !!! Até a próxima !
Muito bom, parabéns 👏🏼
Olá Pierre, boa tarde,
Obrigada pelo comentário, muito bom saber que os leitores estão gostando.