Açúcar vicia?
Olá pessoas! Tudo bem desse lado aí?
Aqui, o assunto da vez são os deliciosos docinhos. Quem não tem uma quedinha por um BRIGADEIRO ou por um delicioso SORVETE?
Essas gostosuras são poderosas e causam sensação de bem estar e também de recompensa alcançada, mas para a saúde em geral, se perdermos o controle do consumo desses alimentos, podemos sofrer as consequências.
Saiba que o açúcar pode sim tornar-se um vilão!
O açúcar , através dos reagentes químicos, tais como, a serotonina que é um agente químico que dá sensação de bem-estar, e também a dopamina que levam a uma sensação de recompensa, causam uma certa “bagunça” no cérebro e corpo ao consumir alimentos açucarados , responde com sensação de bem estar e isso pode sim causar uma “certa” dependência e levar até a uma compulsão alimentar.
Ficar mal-humorado ou meio “deprê” quando não come um docinho é um dos sintomas do excesso ou da falta de açúcar. O açúcar também está disfarçado nas deliciosas batatas fritas, nos salgadinhos e no amido dos pães. Esses alimentos se transformam rapidamente em açúcar no sangue e causam um desequilíbrio da química cerebral, que são os responsáveis pela vontade de açúcar. Para os apreciadores dos mais variados docinhos, como eu, fica a pergunta:
MAS COMO SUBSTITUIR O AÇÚCAR E ALCANÇAR HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS?
Veja alguma dicas para conseguir controlar esse “desejo” por doces
DICA 1:
Mexa-se ! Fazer atividade física alivia a vontade de consumir açúcar, uma vez que, o exercício também eleva os níveis de serotonina, dopamina e endorfina. As pessoas que criam o hábito de exercitar-se, passam a desejar alimentos mais saudáveis.
DICA 2:
Faça ingestão de pequenas porções de nozes, castanhas e frutas secas: Esse MIX ajuda a combater o desejo incontrolável de doces, mas lembre-se de não exagerar na dose, algumas castanhas e nozes são bastante calóricas.
DICA 3:
Uma alternativa rápida e prática para matar o desejo de doce são as balinhas sem adição de açúcar. O mercado oferece uma gama diversificada de balas sugar-free e estas são ótimas para deixar na bolsa e recorrer à elas nos momentos de necessidade, rs.
DICA 4:
Frutas. Algumas frutas tem baixo teor de açúcar e são elas que podem auxiliar na substituição dos doces. Vale até mesmo preparar aqueles picolés de frutas mais leves como: Melancia, Morangos, Amora, Framboesa, Melão e Pêssego.
DICA 5:
Vamos de gelatina? A gelatina tem em sua composição uma boa quantidade de colágeno. Esse componente tem a tarefa de impedir a deformação dos tecidos, ajuda também na nutrição dos tendões e ligamentos , conservando a hidratação e integridade das articulações. Prevenção e trata dores articulares como artrose e osteoporose. A gelatina é fonte de hidratação, mantém a pele firme e combater a prisão de ventre. Existe uma pequena quantidade de açúcar na gelatina mas não é algo alarmante e caso seja da preferência, podemos optar pela versão diet ou light, e aí sim teremos 0% de açúcar.
Por hoje é só!
Sem Comentário