Aniversário de São Paulo 2019
A cidade de São Paulo nasceu do interesse dos colonizadores portugueses, inclusive do Padre Manoel da Nóbrega, de estabelecer um local para a missão jesuíta. Em 25 de janeiro de 1554, o objetivo era se instalar-se nesse território e catequizar os índios.
O Pátio do Colégio é o sítio arqueológico levantado como a primeira construção da cidade. O padre Manuel da Nóbrega e outros jesuítas, a pedido de Portugal, estabeleceram um núcleo para fins de catequização de indígenas nesse local. De lá pra cá, muita coisa mudou e hoje, a cidade de São Paulo é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil de toda a América do Sul.
A cidade vai completar 465 anos no dia 25 de janeiro e temos dicas boas para os acontecimentos festivos da cidade. Alguns encontros e shows de diversos gêneros estarão acontecendo nesse dia. Festas e intervenções ocuparam o Anhangabaú. Acontecerão também algumas atividades descentralizadas para todos os gostos, nas casas de cultura e nos centros culturais. O MUSEU DE IMAGEM E SOM, a CASA DAS ROSAS, PINACOTECA e outros espaços culturais terão entrada gratuita e estarão abertos até meia-noite. O Metrô e a CPTM funcionará até 1h.
Veja a programação completa AQUI.
Vamos destacas algumas curiosidades desse lugar que NUNCA PARA!
- SAMPA é segunda cidade que mais come pizza no mundo, perdendo só para Nova Iorque.
- Conhece a PRAÇA DA REPÚBLICA? Ali, naquele espaço do centro, há quase 100 anos, funcionava uma arena de touradas. Sim, isso mesmo, TOURADAS.
- Aqui, na selva de pedra existem três aldeias indígenas. Uma tribo Guarani, no Pico do Jaraguá e outras duas, a Tenondê Porã e a Krukutu em uma reserva de Parelheiros, extremo sul da cidade. Essas tribos vivem em situação LASTIMÁVEL. Veja nas imagens:
- A cidade de São Paulo tem 1500 km de rios subterrâneos escondidos pela metrópole e falar em racionamento de água nessas condições é mesmo de espantar qualquer um. Infelizmente algo está errado, não acha?
- O bairro da Liberdade era morada de italianos, até 1920. Os japoneses chegaram à região por volta da década de 1930.
- Existe aqui em Sampa com 130 anos de história. É o Cantina Carlino ( cozinha italiana), funciona no centro e foi fundado em 1881. É o mais antigo da cidade e fica na Rua Epitácio Pessoa, 85, República.
- Inaugurada na década de 50, a Catedral da Sé substituiu uma antiga igreja que foi demolida em 1911, que por sua vez foi criada para também substituir uma pequenina igreja construída em 1591 pelo Cacique Tibiriçá ( enterrado na cripta da Catedral). Dom Duarte Leopoldo e Silva, ordenou que o projeto da Catedral da Sé, do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, iniciasse a construção em 1912. Bonita não?
- Na década de 60, o prefeito da capital lançou um concurso para eleger como seria o piso das calçadas da cidade. O projeto que ganhou foi era uma geometrização do mapa do estado de São Paulo e está espalhado por várias calçadas da cidade.
A cidade de São Paulo tem seus pontos positivos e também os negativos, como toda metrópole. Temos muitas opções de lazer e diversão mas alguns pontos precisam ser melhorados e para que isso aconteça, as autoridades da cidade precisam ter a consciência de que, se cada um fizer o seu papel com honestidade e bom senso, as pessoas desfrutarão do melhor que a cidade pode oferecer. É uma questão política, e todos nós estamos envolvidos! Vamos seguir acreditando que o crescimento dessa metrópole tem por objetivo alcançar e abrir espaço à todos, a toda diversidade cultural instalada por aqui!
Por hoje, é isso pessoal. Se você quiser aproveitar o máximo do feriado de São Paulo, é só dar um clique lá em cima na programação dos eventos que acontecerão em todos os cantos da cidade. Vamos festejar juntos mais um aniversário dessa cidade que está sempre acordada e crescendo!
Bjos, fuiii
Sem Comentário