Muita gente tá perdendo tempo com a cara sempre fechada e carrancuda. Umas boas risadas pode muito em seus efeitos. Rir é socializar, é transmissão de energia e traz bem estar para o corpo e a mente.  Aquele sorriso largo e solto causa alívio de tensão, ansiedade e estresse e também expressa emoções positivas. Imagine então o poder que existe nas gargalhadas! Está cientificamente comprovado, o riso pode ser um poderoso amenizador de situações diversas como tristeza, pensamentos negativos, medo e ansiedade. Já é de conhecimento de todos que rir é contagiante, uma risada gostosa contagia a todos!

O riso é um comportamento emocional, é um sinal relacionado ao estado de bem estar, relaxamento e alegria. Rir é fonte de vida, sabia?

Confira agora alguns benefícios que umas boas risadas pode produzir.

RELAXA OS MÚSCULOS – O relaxamento é visível, quando rimos, todo o nosso corpo responde de maneira positiva por conta da liberação de endorfinas, substâncias químicas que estão diretamente associadas ao bem-estar, podendo até mesmo causar alivio das dores.

REDUZ O ESTRESSE – Segundo o site Ciência e Saúde, rir promove uma espécie de tremor que se propaga para o abdome. Tal vibração atinge o corpo como uma onda de alívio, o bem-estar físico fica em evidencia e o estresse diminui bastante.

AUMENTA A IMUNIDADE – o ato de rir descontraidamente desencadeia mudanças no organismo, fortalecendo o sistema imunológico, aumentando a energia, reduzindo a produção de hormônios do estresse e ao mesmo tempo elevando número de células que combatem as infecções. Pronto! Rir é uma forma de proteger o corpo humano das doenças.

DIMINUI ANSIEDADE, MEDO E TRISTEZA – Rir é quase um sinônimo de descontração. Se você está passando por momentos de desconforto, umas boas risadas podem levar seu corpo e mente de volta ao equilíbrio emocional. O humor diminui os fardos e traz esperança de que tudo vai melhorar.

LIMPA OS PULMÕES – Segundo a especialista em terapia do riso Conceição Trucom, estudiosa dedicada dos assuntos do corpo e da mente, quando damos boas gargalhadas, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta, consequentemente inalamos mais ar e a expiração também fica mais forte. “Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, promovendo uma limpeza ou desintoxicação”. Em outras palavras, rir deixa os pulmões limpos e fortes!

CUIDA DO CORAÇÃO – Rir aumento o ritmo cardíaco, e quando a pulsação é aumentada, o sangue circula melhor pelo corpo, aumentando assim a oxigenação das células, fazendo com que todo o corpo humano trabalhe de forma equilibrada e a todo vapor!

AUXILIA NA AUTOESTIMA – Rir é bom demais, traz descontração para o momento e a gente se sente leve e estimulado, levantando assim o astral e causando bem estar. Estudos referente a TERAPIA DO RISO associam a melhora de muitos pacientes com problemas emocionais ao ato de rir, isso por que, a risada estimula os neurotransmissores cerebrais, tais como a serotonina e a endorfina que são substâncias atuantes no sistema nervoso produtores da sensação de bem-estar e prazer. Essas substâncias auxiliam na cura de problemas emocionais como depressão e distúrbios de humor.

Depois de todo esse aparato de positividade a respeito do riso, que tal aproveitarmos o final de semana que já está chegando e se programar para boas gargalhadas hein? A saúde agradece!

BJOS, FUIIII

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Dicas para evitar o envelhecimento

Próximo Post

Como posso ajudar alguém que pensa em suicídio?

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *