Brasilidade à mesa
Em todo lugar no Mundo, a comida simboliza a cultura de uma região.
No Japão temos o sushi, no México temos os tacos e guacamoles, o bobotie é um cozido de carne moída prato típico de Joanesburgo, que inclusive era a comida favorita de Mandela. Espaghetti na Itália, bacalhau em Portugal e paella na Espanha. Nos quatro cantos do Mundo podemos associar a culinária a uma determinada região. Não é diferente aqui no Brasil, vamos ver cinco pratos que são a cara da nossa terra?
1- ARROZ & FEIJÃO
Eis a cara do Brasil. Arroz e feijão é definitivamente um prato típico brasileiro. Não tem uma origem certa, mas a hipótese mais aceitável é a de que essa mistura foi fruto de uma combinação do arroz trazido pelos portugueses, com o feijão, que já era consumido no Brasil pelos ameríndios. Há quem diga que essa combinação é perfeita em termos nutricionais e pode ser usado até mesmo na substituição da carne vermelha.
2- FEIJOADA
A história da feijoada tem algumas versões, a mais conhecida é a que diz que este prato foi criado pelos escravos, aproveitando os restos da comida da Casa Grande. Os escravos pegavam “as sobras ” e juntavam com o feijão e tudo virava uma festa. E tem mais, pensou em feijoada, lembrou de caipirinha. Eis a combinação que grande parte dos brasileiros aderiram.
3 – PÃO DE QUEIJO
Pão de queijo também é uma receita típica brasileira, foi criada em Minas Gerais. Dizem que a receita existe desde meados de 1.700 , mas tornou-se popular na década de 50. Existe uma variedade de receitas, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam bastante, umas podem ter como base, polvilho doce, outras o azedo, mas a sua principal característica está no polvilho e no queijo.
Curiosidade: Lá na Colômbia tem uma receita que muito se aproxima do nosso pão de queijo, é o pan de bono. No Paraguai e na Argentina também tem a chipa que se aproxima do pão de queijo mas com uma textura mais firme e durinha e em formato de U.
CLIQUE AQUI e veja uma receitinha fácil de fazer pão de queijo em casa.
4- ACARAJÉ
O acarajé é uma delícia gastronômica afro-brasileira. É um bolinho feito da massa do feijão-fradinho temperados com cebola e sal e algumas pessoas acrescentam um ponhado de gengibre, fritos em azeite de dendê. Lá do outro lado do Atlântico, no continente africano, esse bolinho é conhecido como akara, e e no norte da Nigéria é chamado de kosai. Quando falamos em Acarajé, lembramos logo da Bahia, lá o bolinho virou até oferenda para os deuses do Candomblé e é marca registrada daquela canto do nordeste e por isso foi mencionado aqui.
CLIQUE AQUI e faça você mesma o seu acarajé.
5 – TAPIOCA
Essa gostosura nós herdamos dos indígenas. Não faltam significados para a palavra tapioca. Trata-se de uma goma extraída a partir do amido da mandioca e é típica da culinária nordestina.
Sabia que a farinha de tapioca é base de alguns quitutes dos livros de receitas de alguns chef’s brasileiros renomados?
Rodrigo Oliveira, chef do Restaurante Mocotó criou o famoso dadinho de tapioca.
CLIQUE AQUI e confira o chef e sua criação.
Essa tapioca que esta na foto aí em cima, foi preparada em Alagoas, eu mesma tive o prazer de saborear essa gostosura e posso afirmar que estava “dos deuses”. É um prato simples de fazer, pode ser doce ou salgada e vai bem a qualquer hora do dia, desde o café da manhã até a sobremesa depois do jantar.
E não para por aí não, temos uma variedade de preparos que é a cara do nosso Brasil, mas por hoje é só. As receitinhas estão aí para quem quiser se arrisca na cozinha e sábado é dia de …. FEIJOADA!
Aproveitem o final de semana, bom descanso e até a próxima pessoal!
Sem Comentário