RESENHA

Caras & Bocas

No dia a dia fazemos e percebemos em outras pessoas expressões faciais que identificam o estado de humor, as famosas caras e bocas. Quando uma pessoa está brava, percebemos logo a cara fechada. Quando está feliz, percebemos logo um sorriso largo . Quando estamos aflitos, a expressão fica entristecida.

As expressões da face  são uma forma de comunicação não-verbal, não produzida através de palavras. São movimentos da face que identificam um sinal de emoção. As expressões faciais tem um papel fundamental na comunicação usada para a língua de sinais – LIBRAS, uma língua usada para comunicação entre deficientes auditivos. Muitas frases incluem expressões faciais como auxilio para a comunicação.

A algum tempo comecei a colecionar CARAS & BOCAS em uma pasta particular no Pinterest e toda vez que saio em busca de expressões representativas fico impressionada com essa forma de comunicação. Sem uma palavra sequer, conseguimos decifrar o sentimento registrado no momento que a imagem foi fotografada. É simplesmente incrível o que nossas expressões transmitem.

Deixo aqui um registro de sentimentos facilmente identificados através da expressão facial capturadas através de fotos.

Alguns estudiosos defendem a hipótese de que algumas expressões são de compreensão universal, que pertence ao ser desde o seu nascimento e que têm raízes ancestrais.

O professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Dr. Paul Ekman é uma das maiores autoridades no mundo em leitura de expressões faciais e em uma entrevista para a SUPER INTERESSANTE , ele disse: ” Qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, é capaz de reconhecer no rosto de outra pessoa as emoções elementares: medo, surpresa, raiva, nojo, tristeza, angústia e alegria. O rosto é o principal lugar onde as nossas emoções se expressam. Como somos todos, afinal, criaturas profundamente visuais, as expressões faciais se tornam uma linguagem universal. “

Esse tema foi abordado por aqui pelo fato de que muitas vezes a expressão facial afasta ou aproxima as pessoas. Já perceberam que alguns vivem com cara fechada, ranzinza, sem dar um sorriso enquanto outros são sempre solícitos,bem humorados, sorridentes e cheio de alto astral? Essa é a pergunta que eu deixo para reflexão, será que nossas expressões aproximam ou afastam as pessoas da gente? Pense, tudo que nós plantamos, iremos colher!

Bjos, Fuiii

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Você é feminista?

Próximo Post

A arte de amar!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *