PAPO SÉRIO

COVID 19 – Pra onde correr?

Estamos em uma guerra contra um inimigo  ” invisível”. Como sobreviver a essa batalha?

A Organização Mundial da Saúde – OMS oficializou  a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19. COVID quer dizer Corona VIrus Disease, enquanto “19” se refere ao ano de 2019, quando os primeiros casos surgiram em Wuhan, na China e foram divulgados  pelo governo chinês em dezembro.

O vírus comum causa infecções respiratórias,  geralmente com sintomas leves a moderados, como um resfriado/ gripe. Já essa mutação que ocorreu do vírus   é uma nova cepa (2019-nCoV), notificada em seres humanos pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, China. Os sintomas  clínicos também são respiratórios, podendo  causar infecção graves como as pneumonias e levar a morte.  Os sintomas iniciais são: tosse, febre e dificuldade para respirar.

A transmissão do novo coronavírus acontece através do  contato e a disseminação acontece de pessoa para pessoa  e está se espalhando de forma rápida e continuada. A transmissão ocorre pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como:

  1. gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro;
  2. contato pessoal, toque ou aperto de mão; beijos e abraços
  3. contato com  superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Existem estudos que afirmam que esse vírus  surgiu de uma fonte animal na China, mas prestem muita atenção, não existe  evidência alguma de que o os cães e gatos  possam ser fonte de transmissão do novo coronavírus, então, continue cuidando com carinho do seu pet, ele não transmite o novo COVID 19. 

O site da FIOCRUZ  está atualizando todos os dados sobre a COVID  19 e colocando a disposição vídeos, informes e todas as atualizações sobre o COVID 19.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI. 

A pergunta feita no início do post é: PRA ONDE CORRER?

Essa resposta é simples. É correr pra casa, ficar guardadinho dentro dos nossos lares até que possamos retornar nossas atividades em segurança.

Sejam prudentes, não brinquem com o invisível, ele mata! Ta matando pelo mundo afora, se resguardem.  Sejam inteligentes, não saiam correndo para mercados e farmácias para comprar e estocar, sejam empáticos e cuidem uns dos outros, façam alertas e sejam SOLIDÁRIOS com todos.

Quanto mais rápido nos afastarmos, mais rápido voltaremos a nos saudar!

FIQUEM BEM! CUIDEM-SE.

QUE DEUS NOS ABENÇOE!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *