Como não voltar as atenções para o nosso lar?

Nosso planeta pede socorro e nós precisamos aprender a cuidar com mais carinho dele.

Eu te convido mudar  e enxergar que com pequenas mudanças em nosso hábito, vamos preservar o nosso meio ambiente. Nós somos parte da natureza e não podemos ser cumplices de sua destruição. Se o planeta não estiver bem, nós também não estaremos.

Vamos juntos então?

No ano de 2015, o cantor e ambientalista hawaiano  Jack Johnson que exercia o  papel de embaixador da Boa Vontade do Programa da Organização das  Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou uma lista de 10 dicas úteis para uma vida mais sustentável.

Fique por dentro dessas DICAS

1. Faça você mesmo o seu pacote no mercado – Leve suas sacolas

Apesar de muitaslugares pelo mundo já terem criado leis sobre isso, a maioria segue utilizando-as indiscriminadamente as sacolas plásticas. Eu e Você não precisamos  esperar uma proibição para fazer diferente. Podemos  levar nossas sacolas reutilizáveis a cada ida ao supermercado ou comércio em geral.

2.Use garrafinhas de vidro

Garrafas plásticas de água não são apenas desperdício, também são prejudiciais à saúde quando reutilizadas. Use jarras, garrafinhas reutilizáveis de vidro e reabasteça no filtro sempre que possível.

3. Ressuscite o vidro

Substitua potes, sacos e filme plástico para conservar alimentos por recipientes de vidro reutilizáveis. Além de durar mais, você pode esquentar a comida com segurança no forno e no micro-ondas, sem riscos à saúde.

4. Marmitinha – Evite desperdícios

Como nos velhos tempos… Arrume sua lancheira, faça comida de verdade, feita em casa, em vez de comprar alimentos industrializados e embalados em plástico.

5. Prefira produtos que não usam o plástico

Ao fazer compras, prefira aqueles produtos com a menor quantidade de plástico possível. Se um item que você quer vem em uma embalagem de vidro ou de plástico, escolha o vidro. Em vez de comprar carnes ou legumes embalados em grandes quantidades de plástico, compre esses produtos em açougues ou feiras locais, onde existe a opção de serem embalados em papel, e não se esqueça de levar a sua sacola reutilizável.

6. Reinvente a forma de comprar e pedir comida 

Crie o hábito de levar sua caneca ou copo de vidro para evitar o uso de plástico. No caso da tele-entrega, avise quando não precisar de talheres de plástico, guardanapos ou excesso de embalagem. Não seja tímido, apenas explique gentilmente ao atendente que você tem preferência  por sua comida embalada de forma sustentável.

7. Canudos, esqueça dos de plástico

Você realmente precisa de um canudo?  Prefira os canudos com material sustentavel. Quando fizer algum pedido de bebida,  lembre-se de dizer: “Sem canudo, por favor”.

8. Estimule e promova  ecofestas

Copinhos, pratinhos e talheres de plastico  estão fora de cogitação. Se a louça for um problema, opte por alimentos  que possam ser comidos com as mãos, e não seria nenhum esforço se cada um tivesse sua caneca para usar.

9. Prefira as barras de sabonete

Considere utilizar mais sabonetes em barra que utilizam menos embalagem plástica. Se preferir o líquido, opte pela compra do refil e tenha em seu banheiro os dispensers de vidro ou de material sustentável.

Faça uma breve pesquisa dos ingredientes da pasta de dentes e do seu esfoliante corporal e não  use  nenhum produto que contenha microesferas. Esses microplásticos são altamente poluentes e com elevado índice de absorção de pesticidas e metais pesados e vão parar em rios e oceanos, onde as espécies marinhas se alimentam dessas partículas.

10. Seja um cidadão ativo

Tome para si a responsabilidade de cultivar bons hábitos, de anular tudos aqueles costumes  que prejudicam a natureza e  contribua para o bem do planeta, a nossa casa.

As dicas do ativista Jack Johnson foram divulgadas no ano de 2015 mas continuam atuais e valendo, muitos hábitos precisam ser abandonados e tudo que vier para ajudar tem que ser compartilhado. A intenção desse post é fazer com que possamos tomar consciência de que podemos sim colaborar com uma vida regada a  costumes sustentáveis  e assim tomar partido em defesa da nossa casa, o PLANETA TERRA.

Vamos fazer nossa parte? 

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *