Sistema Público de Ensino
Crítica ao Sistema Público de Educação
Hoje, minhas palavras virão em forma de crítica ao Sistema Educacional e a diferença entre quem paga pela Educação Privada e quem depende da Escola Pública. Decidi escrever sobre esse assunto, por conta do posicionamento do presidente do BB que disse:
“…o problema da Educação são as crianças pobres”
QUER VERIFICAR O CONTEÚDO? CLIQUE AQUI.
CRIANÇA POBRE E O SISTEMA
Não podemos deixar de concordar com o fato de que um país não vai pra frente, caso não tenhamos SAÚDE, SEGURANÇA & EDUCAÇÃO de qualidade para todos. Somos cidadãos, pagadores de impostos, muitos impostos por sinal, e o mais correto seria que esses três pontos fossem, de fato, prioridade do ESTADO. Não é, definitivamente, não é prioridade!
Vem partido, sai partido e sempre a CRIANÇA POBRE está em desvantagens. Sempre OS PAIS DESSAS CRIANÇAS POBRES pagam a conta deles. Sempre o povo pagando as dívidas enquanto banqueiros e grandes empresários são perdoados de seus empréstimos exuberantes. Nossos governantes passam a “mão na cabeça” dos poderosos e fazem com que os trabalhadores fiquem com o prejuízo.
Eu, aluna de escola pública por todo o ciclo estudantil e hoje com formação em Pedagogia, afirmo que, os alunos das periferias sempre estiveram em desvantagem. Estudar em uma escola pública não é uma questão de escolha, é uma questão econômica. Primeiro vem a corrupção e o descaso de representantes da União, que de Gestão em Gestão vivem falando de “crescimento na economia” mas o que vemos é que a cada dia, esses caras estão mais e mais enrolados em processos de corrupção, lavagem de dinheiro, caixa 2, tráfico de influencia, armas e de drogas. Nada acontece! Depois vemos o posicionamento de banqueiros e grandes empresários que só falam abobrinhas e não enxergam um palmo além de seus narizes.
IGUALDADE SOCIAL
No Brasil, foi reconhecido através da Constituição Federal de 1988, o Direito à Educação, direito social, que têm como objetivo o valor da igualdade entre todos os cidadãos. Num país como o Brasil, garantir o direito à educação deveria ser, de fato, uma prioridade. Existem escolas com mensalidades que variam de 500 a 10.000, você sabia disso? Como pode o Joãozinho que estuda na escola pública, onde o Sistema é sucateado e menosprezado pelas Autoridades ter a mesma qualidade de ensino do Mauricinho que estuda na escola de mensalidade de 10.000?
Tá certo isso?
REALIDADE DO BRASIL
A remuneração do profissional que está trabalhando dentro das escolas, não só professores, mas todo o corpo escolar poderia ser discutida também. Podemos apontar as condição precárias das Escolas Públicas, o alimento oferecido aos estudantes, o descaso com a comunidade que depende do serviço público. Acredito que todos nós sabemos qual a maneira que o ESTADO tem tratado professores e alunos, não é mesmo? Que fique claro que PROFESSORES E ESTUDANTES lutam pelos mesmos objetivos, Ensinar e Aprender!
Realidades de alguns estudantes:
- Maus tratos;
- Fome;
- Descaso de uma sociedade preconceituosa e racista;
- Situações precárias, subsistem.
DIREITOS
O Sistema falha até mesmo quando o ESTADO permite que uma Instituição Privada tenha autonomia para tirar um aluno da escola, por comportamento inadequado mas a Escola Pública é obrigada a aturá-lo mesmo sabendo que a intensão do indivíduo não está ligado ao estudo. É preciso assegurar os bons, tanto professores quanto estudantes. É preciso dar oportunidades e motivar cada um que almeje através dos estudos, ir em busca dos seus sonhos!
O PROBLEMA É O SISTEMA !
O problema do Brasil não é a criança pobre. O problema está ligado àquele “jeitinho” que a elite brasileira organizou para sutilmente arrancar os direitos dos pais e mães dessas crianças pobres. Esses são os verdadeiros errantes, exploradores da força trabalhadora, que dependem de seus “empregados” até para limpar a bunda do seus filhos, mas que não conseguem discernir o certo do errado, e continuam suas vidas infelizes soltando o seu veneno.
Problema mesmo é quando um governante oferece “farinata”, ensino à distância para crianças em estágio de alfabetização enquanto o trabalhador assalariado sustenta suas regalias!
O Direito à Educação de qualidade é lei, e isso não se cumpre!Banqueiros, políticos corruptos, grandes empresários e uma classe média doente, esses estão ligados ao grande problema que vivemos. Veja o que diz a lei AQUI.
Do que adianta ser estudado e não ter caráter? A criança pobre não tem culpa de nada disso, ela é refém do Sistema!
Sem Comentário