BELEZA & SAÚDEDICAS

Eu quero um cabelão!

Olá meninas,

Cabelo sempre é assunto quando a mulherada se junta! E aqui também vai ter muita conversa sobre nossa cabeleira.

Entra em cena esse conjunto de pelos que cobrem a nossa cabeça, mais conhecido por CABELO.

Os fios de cabelo  são pelos compostos por Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que unidos, formam  queratina que representa grande parte dessa  composição  completada por  água e lipídios.

Sabe aquela sensação de que seu cabelo não cresce? Eu  fui buscar resposta para esse questionamento. Veja o que descobri.

O crescimento do cabe da-se  por conta da  multiplicação de células, conforme essa multiplicação vai acontecendo, o que era raiz cresce  formando o restante do cabelo. O crescimento dos fios  é muito parecido com o das unhas. Você sabia que tem em médiacerca de 100 a 150 mil de fios no nosso couro cabeludo? E  cabelo crespo é bem mais  sensível que o liso?

A falta de crescimento dos fios estão ligadas a  deficiência de nutrientes e  excesso de estresse. Na verdade, nosso  cabelo está sempre  crescendo, com exclusão de 20 dias  a cada 5 anos aproximadamente, por conta do  ciclo natural de renovação, onde ele sofre uma queda gradativa, mas passado esse período, volta a crescer.  Quando falamos de fios saudáveis, o  esperado é que o cabelo cresça   1,5 centímetros por mês. Para mantermos os fios saudáveis e constante crescimento, precisamos nos atentar  a quatro conceitos  importantes. Veja comigo:

Hidratação e nutrição

Os fios precisam receber constantemente cargas de nutrientes como o zinco, ferro, vitaminas, ômega 3 e proteínas, caso exista deficiência desses elementos, os fios sofrerão enfraquecimento em sua estrutura, deixando-os quebradiços e opacos e  dando a impressão de que não tem crescimento. A  água também é um elemento importante, é  ela a  responsável por fornecer a hidratação. Beba pelo menos 2 litros de água. A alimentação pode auxiliar na nutrição dos fios. A ingestão de  frutas, legumes e cereais como cenoura, aveia, castanha-do-pará, beterraba e mamão fortalecem a estrutura capilar . Alimentos ricos em  ferro e proteína também são importantes para manter os fios saudáveis. Existe no mercado, uma variedade de produtos, tanto cosméticos quanto fármacos  que auxiliam na recomposição de nutrientes que associados a uma boa alimentação deixam os cabelos saudáveis.

Estresse causa queda e bloqueia o crescimento dos fios 

Comprovadíssimo que o estresse altera o funcionamento do bulbo capilar,  enfraquecendo a estrutura  e reduzindo  o  crescimento dos fios, isso por conta da formação de moléculas  que causam desequilíbrio  nas funções das células do nosso corpo. Vitaminas como  complexo B e B5 auxiliam na defesa antiestresse e ajudam no tratamento do couro cabeludo.

Sabemos da importância em  evitar ao máximo situações estressantes, dormir e se alimentar bem. Prática e exercícios físicos e  meditação liberam endorfina, substancia que  causa sensação de bem-estar que irá ajudar a diminuir o estresse.

Fios quebradiços

O uso em excesso de pranchas térmicas, secadores e produtos químicos  danificam e enfraquecem os fios. A forma de passar o pente  também pode fazer com que o  cabelo não cresçam. Precisamos evitar os causadores da quebra do cabelo, não tem segredo, se diminuir o uso dos aparelhos térmicos, teremos menos fios quebrados e o crescimento será notado em questão de meses.

Tipos de cabelo

Cabelos crespos e ondulados dão a falsa impressão de que  demoram mais para crescer, mas isso não é verídico, uma vez que precisamos levar em conta o fator  encolhimento. Esses fios crescem em formato caracol, formam cachos que encolhem quando estão secos  e parecem ser mais curtos do que eles realmente são. Um ponto a ser lembrado também são as estações do ano, muitos afirmam que no verão, o cabelo cresce um pouco mais rápido que no inverno.

Dicas infalíveis? Não existem. Eu mesma consegui me adaptar e fazer com que meus fios cresçam um pouco mais rápido com de um mix de produtos naturais e a máscara de hidratação  que falei a um tempo atrás aqui no blog. Clique aqui e veja um pouco mais sobre o assunto.

As reações são diversas e as vezes um procedimento que vai bem pra uma pessoa, pode não surtir um resultado tão bom  em outras. Cabe a cada uma de nós buscarmos as alternativas que mais se aderem ao nosso organismo,  podendo  usar  as dicas que achamos boas, mas caso o efeito não seja positivo, trocamos a estratégia. Algumas coisas é questão de criar o hábito. Comer mais alimentos saudáveis, massagear o couro cabeludo,usar corretamente a quantidade de shampoos e condicionadores, evitar prender os cabelos e o uso de bonés e chapéus,  hidratar o cabelo ao menos uma vez na semana e evitar maus hábitos. Se criarmos hábitos saudáveis, o corpo todo responderá de forma positiva e não só os cabelos. É importante cuidarmos com carinho do nosso corpo para uma vida saudável e mais prazerosa, afinal, sentir-se bem é sempre o objetivo que todas nós queremos alcançar!

Bjoooo, fuiiiii

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Acessórios e bijus <3

Próximo Post

Mulheres contra Bolsonaro

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *