DICAS

Festa Junina! Eee laiá!

Olá pessoal,

Fogueira,  quadrilha, bandeirinhas coloridas, bolo de milho e  quentão, pamonha, bolo de fubá cremoso,  vinho quente e muita devoção! Sim, chegamos no mês de  SÃO JOÃO!

Eis que entramos  em um mês muito especial, caracterizado por uma festa típica, um arraiá  para homenagear três figuras bíblicas.  Santo Antônio, no dia 13 de junho, São João, dia 24 e São Pedro,  dia 29, três profetas das histórias contadas por todos os cristãos.

Na verdade, existe uma porção de versões para contar a origem dessa  comemoração e de acordo com os  historiadores, esta festa  foi trazida  pelos portugueses, povo muito religioso. Uma coisa é certa, esse festejo ganhou o nosso povo e está cheio de aspectos culturais  e  recheado de  gostosuras da culinária brasileira.  Na cultura brasileira  é típico comemorar o dia de São João com muita festa, danças e quadrilhas, o nordeste capricha no festejo. Ah, a fogueira é peça central desse grande evento. Para os cristãos, a fogueira simboliza o  nascimento de João Batista, um profeta que abriu caminho para a chegada de Jesus, o salvador. Dizem que o fogo foi uma forma de Isabel, mãe de João Batista, mandar um sinal a sua prima  Maria, avisando do nascimento de seu filho.

Tem a quadrilha também,  dança coletiva bailada por seus pares com  uma coreografia específica baseada na tradição caipira. Sempre tem um orador, que anima a festa,  proclamando  frases divertidas para acompanhar os  movimentos da quadrilha. Algumas frases são muito populares, tais como:

  • Olha a cobra! É mentira! Rs
  • Olha a chuva! Já passou!
  • A ponte quebrou! Nova ponte!
  • O caminho da roça.

O animador  torna a dança da quadrilha muito divertida e bem humorada. É um momento de descontração onde todos aproveitam cada minutinho com seus pares. Essa festa tornou-se tradição e  é amplamente comemorada por todos os cantos do Brasil e agora vamos dar dicas dos festejos que vão agitar  esse mês.

FESTINHAS POR AÍ: 

  • Quermesse da Igreja do Calvário – Tradicional Festa Junina de Pinheiros –  acontece aos sábados e domingos, até 07 de Julho.  Mais informações,  CLIQUE AQUI
  • Festa Junina no Parque da Água Branca – As barraquinhas trazem comidinhas típicas e doces, além de vender itens de artesanato. Mais informações, CLIQUE AQUI. 
  • Festa na PORTUGUESA – Estádio do Canindé – considerada a maior festa junina de São Paulo. Comidas típicas,  bolinhos de bacalhau e os pastéis de santa clara PARA DEIXAR UMA SENSAÇÃO  lusitana. O festejo terá  grandes ações musicais. Quer saber tudo sobre a Festa Junina da Portuguesa? CLIQUE AQUI.
  • Festa Junina da Igreja Nossa Senhora da Consolação – Próxima  da praça Roosevelt,  a festa terá muita música, shows ao vivo e varias  brincadeiras. Tudo que for arrecadado  com a  festa será  revertido para projetos sociais da igreja. CLIQUE AQUI e se programe para a festa!
  • Festa Junina da Véia – Memorial da América Latina – participação especial de Titãs. Imperdível, não é? CLIQUE AQUI e saiba mais.

  • São João de Caruaru 2019 – Essa a mais famosa Festa Junina de todo o território brasileiro.  A tradição é muito forte e nessa época, a  cidade recebe muitos visitantes de cidades vizinhas, de outros estados e também estrangeiros. Quer saber mais? CLIQUE AQUI. 

Tem muita FESTA  boa no mês de JUNHO. Aqui colocamos só alguns dos arraiás, mas tem muita festa junina espalhada POR AÍ. Caso você queira compartilhar alguma, fique à vontade, o canal é nosso! E vamos pular fogueira iaiá.

ATÉ A PRÓXIMA! 

 

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

ADOTE UM PET  

Próximo Post

Você é feminista?

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SHARE

Festa Junina! Eee laiá!