Estava eu a conversar com uma amiga de trabalho, que por sinal tem uma representatividade maravilhosa dentro da cultura afrodescendente, inclusive  temos aqui no blog, o depoimento dela e da sua filha linda falando sobre como é a experiência de passar pela  TRANSIÇÃO CAPILAR. Foi justamente ela  que me apresentou um curta metragem literalmente de TIRAR O CHAPÉU, e eu precisava registrar essa linda história aqui.

A HISTÓRIA

Olha aí o OSCAR 2020 premiando uma brilhante narrativa  de nome  Hair love – Amor pelo cabelo. O curta discute a autoestima de meninas negras, a importância da família que preza e valoriza suas características naturais  e o cuidado e amor que elas tem por uma dessas características,os seus cabelos.

É  uma história repleta de autoestima e amor que emociona e também faz rir.

Ela conta a trajetória de uma família, onde o pai Stephen precisa aprender a cuidar dos cabelos da sua pequena  Zuri enquanto a mamãe se recupera de uma fase em que está adoecida.

Matthew A. Cherry, o criador da história,  conta que  a iniciativa se deu por perceber a importância da  representatividade de famílias negras que  promovam suas histórias de amor e cuidado por suas  características.

A animação está  disponível no YouTube, já tem milhões e milhões  de visualizações. São aproximadamente 7 minutos de pura amorosidade, empatia e superação contada através das vidas de uma linda família.

Esse curta aproxima todas as meninas afrodescendentes da sua história e da beleza natural do seu ser. É a representatividade apresentando sua relevância no campo sociocultural do mundo como um todo.

O CRIADOR 

Em uma entrevista para o jornal O GLOBO o diretor de HAIR LOVE disse:

“Queria mostrar personagens que as crianças pudessem se ver nas telas. Porque cinema é algo poderoso. Se você não se vê na tela, não vê personagens com o seu cabelo, o seu nariz, a sua cor, você começa a pensar que é menor que os outros”.

O mais legal é que o curta vai ter uma versão em folhas, a assessoria do diretor Matthew  já comunicou a imprensa brasileira que uma editora lançará ainda em 2020 a versão livro da história   “Hair love”, por que representatividade é muito importante SIM!

CLIQUE AQUI e assista o curta.

 

2 Comments

  1. Carla
    04/07/2020 at 22:08 — Responder

    Bela História!!!

  2. Sueli
    04/07/2020 at 22:12 — Responder

    As histórias chegam para registrar a importância da representatividade de cada ser. Somos todos seres humanos e todas as histórias devem ser contadas!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *