Hair love – Amor pelo cabelo
Estava eu a conversar com uma amiga de trabalho, que por sinal tem uma representatividade maravilhosa dentro da cultura afrodescendente, inclusive temos aqui no blog, o depoimento dela e da sua filha linda falando sobre como é a experiência de passar pela TRANSIÇÃO CAPILAR. Foi justamente ela que me apresentou um curta metragem literalmente de TIRAR O CHAPÉU, e eu precisava registrar essa linda história aqui.
A HISTÓRIA
Olha aí o OSCAR 2020 premiando uma brilhante narrativa de nome Hair love – Amor pelo cabelo. O curta discute a autoestima de meninas negras, a importância da família que preza e valoriza suas características naturais e o cuidado e amor que elas tem por uma dessas características,os seus cabelos.
É uma história repleta de autoestima e amor que emociona e também faz rir.
Ela conta a trajetória de uma família, onde o pai Stephen precisa aprender a cuidar dos cabelos da sua pequena Zuri enquanto a mamãe se recupera de uma fase em que está adoecida.
Matthew A. Cherry, o criador da história, conta que a iniciativa se deu por perceber a importância da representatividade de famílias negras que promovam suas histórias de amor e cuidado por suas características.
A animação está disponível no YouTube, já tem milhões e milhões de visualizações. São aproximadamente 7 minutos de pura amorosidade, empatia e superação contada através das vidas de uma linda família.
Esse curta aproxima todas as meninas afrodescendentes da sua história e da beleza natural do seu ser. É a representatividade apresentando sua relevância no campo sociocultural do mundo como um todo.
O CRIADOR
Em uma entrevista para o jornal O GLOBO o diretor de HAIR LOVE disse:
“Queria mostrar personagens que as crianças pudessem se ver nas telas. Porque cinema é algo poderoso. Se você não se vê na tela, não vê personagens com o seu cabelo, o seu nariz, a sua cor, você começa a pensar que é menor que os outros”.
O mais legal é que o curta vai ter uma versão em folhas, a assessoria do diretor Matthew já comunicou a imprensa brasileira que uma editora lançará ainda em 2020 a versão livro da história “Hair love”, por que representatividade é muito importante SIM!
CLIQUE AQUI e assista o curta.
2 Comments
Bela História!!!
As histórias chegam para registrar a importância da representatividade de cada ser. Somos todos seres humanos e todas as histórias devem ser contadas!