Ideologia de Gênero

A discussão hoje é … IDEOLOGIA DE GÊNERO.
Para iniciar o post de hoje, segue uma frase do atual Presidente da República do Brasil, que diz:
“Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores.”…
A primeira parte da frase, acredito que todo cidadão almeja para sua vida em relação ao convívio uns com os outros. Povo unido, família de valor e respeito à todas as religiões, nada mais justo para um país que busca uma sociedade mais igualitária. Não é?
Mas, a parte onde entra a “ideologia de gênero” e “valores conservadores”, é preciso ter cuidado para que a sociedade não se torne ainda mais preconceituosa e de valores distorcidos.
O pesquisador Rogério Diniz Junqueira, do Centro de Estudos Multidisciplinares Avançados da UnB (Universidade de Brasília), explica que o termo ideologia de gênero não se trata de um conceito teórico, e sim um termo inventado que esta sendo usado como slogan. Usado aqui no Brasil a partir do ano de 2004 pelo movimento “Escola sem partido”.
A pesquisadora Fernanda Friedrich relata que os estudos que se referem ao gênero, tem por objetivo, mapear diferenças sociais entre homens e mulheres e não negá-las. A intenção é apresentar como as desigualdades se formam.
É preciso rever sim, alguns hábitos que foram naturalizados por uma sociedade elencada por homens, mas que só reforça desigualdade entre meninos e meninas, homens e mulheres.
Vídeo para reflexão:
Fiz a leitura de uma matéria publicada na UOL que explica claramente a distorção sobre esse tema. VEJA AQUI e tire suas conclusões.
Talvez não nos caiba “impor” valores morais. Cada ser tem sua história de vida e deve ser respeitada. Precisamos compreender que as diferenças não nos tornam superiores/ inferiores e que toda vida tem valor e precisa ser preservada.
REFLETINDO SOBRE
Para finalizar, todos estamos cientes de que a Escola tem um papel muito importante a ser cumprido perante à Sociedade, e professores são indivíduos graduados e capacitados para entender que são mediadores do processo de enriquecimento intelectual e cultural além de seres formadores de opinião, mas até aí, todos nós somos, não é mesmo? Isso não dá poder ao Professor de “mudar” valores morais que cada família prioriza! Não faz sentido crer que a Educação Pública siga esse modelo, onde profissionais estejam engajados em “causar dúvidas” quanto à opção sexual de seus pupilos.
O PCN (Parâmetro Curricular Nacional) na parte de Ciências Naturais (Pág. 07) , relata itens importantes para reflexão de todos. O objetivo do documento oficial da Educação é apontar metas de qualidade que ajudem o estudante a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.
Veja alguns pontos:
- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
- desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética,
de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania; - compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
Ao mencionar esses três pontos contidos no PCN, o que fica para reflexão é o fato de que a luta de todo brasileiro, seja dentro ou fora do espaço escolar, deve estar lincada na proteção DO SER, seja ele menino ou menina, branco, negro ou índio, família com papai e mamãe mas também famílias só de mamães e só de papais. A luta é contra o PRECONCEITO, contra a FOME, contra o ABANDONO, contra o FEMINICÍDIO, contra a HOMOFOBIA e contra as INJUSTIÇAS SOCIAIS, sem esquecer do combate à CORRUPÇÃO.
Sem defender DIREITA OU ESQUERDA mas em prol de um Brasil melhor para todos!
A HUMANIDADE CLAMA POR RESPEITO AO INDIVÍDUO, QUE ELE SEJA LIVRE PARA ESCOLHER O SEU CAMINHO RUMO AO QUE LHE FAZ FELIZ.
RESPEITE E ENSINE A RESPEITAR.
TODOS NÓS SOMOS SERES INFLUENCIADORES. UNS PARA O MAL, OUTROS PARA O BEM.
ESCOLHA SEMEAR O BEM!
Sem Comentário