BELEZA & SAÚDEDICAS

O que é a pratica do Yoga?

YOGA PRA VIDA

Vamos entrar 2019 cheio de boas vibrações? Começo desejando um ano de muita paz e conquistas. O assunto hoje é relax, vamos entrando com o pé direito.  Que o Universo conspire a nosso favor e que nós possamos retribuí-lo  com um coração grato!

Vamos lá então?

A ciência está  se rendendo aos benefícios do Yoga, e eu também! Rs.   Eis que o médico Timothy McCall  reuniu provas  científicas referente aos efeitos do Yoga para o corpo e para a mente humana.

Se você, como eu, busca alternativa para  hábitos saudáveis, eis aqui uma pratica que pode ajudar. O Yoga alcança o equilíbrio emocional, diminui as dores em geral e até a previne doenças. Mergulhe nesse mundo comigo!

Comecei no ultimo trimestre de  2018 a pratica  do Yoga,  e semanas depois, minha filha vira pra mim e diz: “mãe, o Yoga ta te ajudando bastante, você esta mais calma!” Rs. Eu ri, e respondi pra ela que fiquei feliz de alguém perceber a diferença. Na verdade, eu mesma senti, após algumas aulas que estava mais disposta e conseguia controlar mais as minhas emoções e o estresse. Sempre que tenho oportunidade pratico em casa e minha filha acaba por fazer junto comigo algumas posturas, e alguns movimentos, ela me dá uma banho de flexibilidade, rsrs.

Mas, o que é o YOGA? 

Precisamente o Yoga nasceu há cinco mil anos, na Índia.  É uma filosofia de vida criada por  Shiva /Natarája,  que usou seu instinto para  executar  movimentos corporais complexos e de  intensa beleza.  O significado da palavra Yoga é UNIÃO, pois trata-se de movimentos que envolvem corpo, mente e emoções buscando equilíbrio e saúde.  Esta técnica leva os praticantes a um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior  e percepção de si mesmo. Ao mesmo tempo contribui na flexibilidade e o vigor do organismo.

Hatha Yoga, a pratica que estou aprendendo,  é o modelo  popular do Yoga . Baseia-se sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo que buscam equilíbrio psíquico, força muscular e controle da respiração.

A PRÁTICA

Essa pratica  não tem  cunho religioso e não segue um padrão de pessoas. É  pra todo mundo que se identifica com a arte de respirar, inclusive pode ajudar a acalmar não só adultos mas também cultivar a paciência nas crianças que sofrem com agitação. Vamos ver três  posturas que acalmam  os nossos pequenos?

1.Respiração abdominal

A criança deve colocar suas mãos ou  uma pelúcia  na barriga e, bem devagar, respirar pelo nariz, imaginando a barriga enchendo-se com ar e depois se esvaziando a cada exalação. Você pode ir direcionando para que a criança não se perca,  e consiga concentração necessária para que ela recupere  controle e se acalme. Respirar pode parecer algo que fica no “automático” e nem sempre damos o devido valor. “Respirar certo” pode ser a solução para algumas dificuldades emocionais, nem sempre temos o controle da respiração e isso causa danos tanto físicos como emocionais.

2.Pose de estiramento

Deitar-se totalmente “solto”. Tente movimentos que estendem o corpo. Esticar os membros, colocar os braços acima da cabeça, fechar os olhos. Imaginação ajuda muito quando falamos sobre crianças. Você pode conduzir a atividade falando para a criança imaginar que esta a  tocar o céu ou as estrelas, assim a prática torna-se  divertida e entretêm a criança . Não esqueça a respiração, Yoga é respiração.

3. Pose da criança

Encontre um lugar tranquilo, com pouca agitação e conduza a pose de criança. Essa postura cria uma sensação de segurança e espaço pessoal. Sente-se sobre os calcanhares, coloque a cabeça  no chão, com os braços esticados. É uma pausa de uma situação esmagadora e uma chance para recuperar o controle.

São muitos os benefícios que a Yoga pode trazer. Não tem idade para começar, desde as crianças até as pessoas de  mais idade, homens e mulheres, magrinhos ou mais cheinhos, todos podem praticar as posturas do Yoga e tirar proveito dessa atividade.

RESULTADOS

  1. Yoga relaxa
  2. Mantem concentração
  3. Melhora o equilíbrio
  4. Diminui a tensão dos membros
  5. Garante um sono de qualidade
  6. Acalma a mente
  7. Aumenta a autoestima
  8. Autoconhecimento do corpo
  9. Melhora a respiração
  10. Ameniza as dores
  11. Contribui com equilíbrio do Sistema Imunológico.

 

Para as pessoas que buscam um equilíbrio na vida, um auxilio para esse mundo “maluco” em que estamos inseridos, fica a dica, o YOGA pode transformar o seu ser.

NAMASTÊ!

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