Vamos entrar 2019 cheio de boas vibrações? Começo desejando um ano de muita paz e conquistas. O assunto hoje é relax, vamos entrando com o pé direito.  Que o Universo conspire a nosso favor e que nós possamos retribuí-lo  com um coração grato!

Vamos lá então?

A ciência está  se rendendo aos benefícios do Yoga, e eu também! Rs.   Eis que o médico Timothy McCall  reuniu provas  científicas referente aos efeitos do Yoga para o corpo e para a mente humana.

Se você, como eu, busca alternativa para  hábitos saudáveis, eis aqui uma pratica que pode ajudar. O Yoga alcança o equilíbrio emocional, diminui as dores em geral e até a previne doenças. Mergulhe nesse mundo comigo!

Comecei no ultimo trimestre de  2018 a pratica  do Yoga,  e semanas depois, minha filha vira pra mim e diz: “mãe, o Yoga ta te ajudando bastante, você esta mais calma!” Rs. Eu ri, e respondi pra ela que fiquei feliz de alguém perceber a diferença. Na verdade, eu mesma senti, após algumas aulas que estava mais disposta e conseguia controlar mais as minhas emoções e o estresse. Sempre que tenho oportunidade pratico em casa e minha filha acaba por fazer junto comigo algumas posturas, e alguns movimentos, ela me dá uma banho de flexibilidade, rsrs.

Mas, o que é o YOGA? 

Precisamente o Yoga nasceu há cinco mil anos, na Índia.  É uma filosofia de vida criada por  Shiva /Natarája,  que usou seu instinto para  executar  movimentos corporais complexos e de  intensa beleza.  O significado da palavra Yoga é UNIÃO, pois trata-se de movimentos que envolvem corpo, mente e emoções buscando equilíbrio e saúde.  Esta técnica leva os praticantes a um estado de relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior  e percepção de si mesmo. Ao mesmo tempo contribui na flexibilidade e o vigor do organismo.

Hatha Yoga, a pratica que estou aprendendo,  é o modelo  popular do Yoga . Baseia-se sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo que buscam equilíbrio psíquico, força muscular e controle da respiração.

Essa pratica  não tem  cunho religioso e não segue um padrão de pessoas. É  pra todo mundo que se identifica com a arte de respirar, inclusive pode ajudar a acalmar não só adultos mas também cultivar a paciência nas crianças que sofrem com agitação. Vamos ver três  posturas que acalmam  os nossos pequenos?

1.Respiração abdominal

A criança deve colocar suas mãos ou  uma pelúcia  na barriga e, bem devagar, respirar pelo nariz, imaginando a barriga enchendo-se com ar e depois se esvaziando a cada exalação. Você pode ir direcionando para que a criança não se perca,  e consiga concentração necessária para que ela recupere  controle e se acalme. Respirar pode parecer algo que fica no “automático” e nem sempre damos o devido valor. “Respirar certo” pode ser a solução para algumas dificuldades emocionais, nem sempre temos o controle da respiração e isso causa danos tanto físicos como emocionais.

2.Pose de estiramento

Deitar-se totalmente “solto”. Tente movimentos que estendem o corpo. Esticar os membros, colocar os braços acima da cabeça, fechar os olhos. Imaginação ajuda muito quando falamos sobre crianças. Você pode conduzir a atividade falando para a criança imaginar que esta a  tocar o céu ou as estrelas, assim a prática torna-se  divertida e entretêm a criança . Não esqueça a respiração, Yoga é respiração.

 

3. Pose da criança

Encontre um lugar tranquilo, com pouca agitação e conduza a pose de criança. Essa postura cria uma sensação de segurança e espaço pessoal. Sente-se sobre os calcanhares, coloque a cabeça  no chão, com os braços esticados. É uma pausa de uma situação esmagadora e uma chance para recuperar o controle.

 

São muitos os benefícios que a Yoga pode trazer. Não tem idade para começar, desde as crianças até as pessoas de  mais idade, homens e mulheres, magrinhos ou mais cheinhos, todos podem praticar as posturas do Yoga e tirar proveito dessa atividade.

Veja algumas melhorias alcançadas com essa pratica:

  • Yoga relaxa
  • Mantem concentração
  • Melhora o equilíbrio
  • Diminui a tensão dos membros
  • Garante um sono de qualidade
  • Acalma a mente
  • Aumenta a autoestima
  • Autoconhecimento do corpo
  • Melhora a respiração
  • Ameniza as dores
  • Contribui com equilíbrio do Sistema Imunológico.

Para as pessoas que buscam um equilíbrio na vida, um auxilio para esse mundo “maluco” em que estamos inseridos, fica a dica, o YOGA pode transformar o seu ser.

NAMASTE!

 

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