EDUCAÇÃOHISTÓRIA DA VIDA REALPAPO SÉRIORESENHA

Paulo Freire e a Educação Popular

“Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire”. Ouvi sair isso da boca de algum cidadão de bem, desses aí que estão espalhados pelo nosso Brasil.

Depois disso, comecei a refletir sobre a vida e os feitos de Paulo Freire, confesso que muito me aproximo da ideologia desse ilustre Educador brasileiro e justamente por isso resolvi escrever  sobre o assunto.

Para aqueles que gostam de se aprofundar, deixo aqui um link que vai direto para a bibliografia de Freire (1921-1997) , é só CLICAR AQUI.

 

Patrono da Educação Brasileira, com 29 títulos de “doutor honoris causa” , reconhecido mundialmente, acredite, Paulo Freire continua atual.  Ele era  contra a visão de educação tradicional,  educação bancária, a de transferência de saberes que enxergava  o professor como aquele que detém a  sabedoria e estudante como uma tabua rasa.  Foi Paulo Freire que propôs um método onde professores e estudantes  dialogavam e o aprendizado se realizava com base no cotidiano real dos envolvidos,  acreditando sempre que a educação pode servir como uma ferramenta que impulsiona a sociedade para uma  transformação, tornando todo o ser, um agente político de seu tempo.

Não quero me prolongar no assunto, mas uma coisa é certa, contra FATOS não existem ARGUMENTOS. Só a intenção de um cidadão tentar manchar a história de ser tão importante para a História da Educação no Brasil  por conta de posição política, não deveria nem ter relevância na sociedade.

É preciso saber de fato e entender os feitos desse tão ilustre educador brasileiro,  homem digno, respeitado mundialmente, um intelectual que sabia amar e amava o seu povo,  lutava pela educação para todos e buscava meios de levar oportunidade para os mais oprimidos, a sua história por si só diz quem era PAULO FREIRE e história é fato, é realidade e ser marxista não lhe tira o mérito de seus feitos, só mostra o quanto  Paulo Freire entendia sobre a complexidade que cerca a vida da sociedade que vive uma desigualdade social ridícula e cruel por conta de um sistema elitizado que só vive para jogar na nossa cara, questionando: O QUANTO VOCÊ PODE PAGAR??? 

Sempre é muito importante, antes de qualquer tipo de julgamento, ler sobre o assunto, pesquisar antes de dizer que algo é ruim. Aqui, dentro desse assunto, em particular é preciso entender  quem foi Paulo Freire e quais os motivos que fizeram desse grande Educador, um digno marxista. Pesquise sempre antes de falar e reproduzir algo que não conhece, só assim crescemos, seja você também um agente político do seu tempo!!!!

Uma vez Paulo Freire disse: “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.”, entende o que essa frase significa?

Até mais!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.