PAPO SÉRIORESENHA

Racismo no Brasil

O Racismo é o  preconceito ligado às raças e etnias,  baseadas na ideologia da superioridade, ou seja,  superioridade pela cor da pele, por pensamentos, opiniões, crenças e cultura.

O mundo conhece o racismo através de movimentos radicais  como a  escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo e outros. Perceba que  o racismo não está ligado somente ao preconceito contra os negros mas contra qualquer  etnia.

Racismo é crime e está  definido através da  Lei 7.716/1989 e consiste no tratamento diferenciado e depreciativo de uma pessoa exclusivamente por sua “raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, impedindo-a de obter acesso a determinado bem, serviço ou lugar em razão de sua condição.

O Brasil é um país racista e escrachadamente vemos isso nas periferias. Quantas histórias já presenciamos?

Deixei dois vídeos para reflexão.

VÍDEO 1

 

 

VÍDEO 2

Eu posso dizer que já presenciei varias situações bem desagradáveis, como uma  amiga que foi comigo para o Estádio assistir uma partida do tricolor paulista e descaradamente foi abordada por uma policial que pediu para revistá-la, suspeitando de algo: amigos que eram parados por blitz da polícia e eram  humilhados perante os outros; Na escola situações com professores que chamavam estudantes de macacos e usavam de sarcasmo para inferiorizar os alunos negros. Lembro-me de ser questionada pela minha avó paterna sobre a questão de ter relacionamento com pessoas negras, ridículo isso, sempre me incomodei com esse assunto todas as vezes ignorei as palavras dela. As marcas de produtos de beleza que anunciavam “cabelos normais” fazendo associação ao cabelo liso. Eu mesma já presenciei crianças falando que não gostavam de bonecas negras.

Enfim, se pegarmos as pesquisas  instituições  como a ONU  (Organização das Nações Unidas) ficaremos assustados com a realidade que vivemos por aqui. Pesquisas mostram que a cada 23 minutos morre um negro no Brasil.

Clique AQUI e veja o que o alerta da ONU.

Sabe-se que o Brasil é formado de 53% de negros e aqui é a uma minoria que se sente superior a maioria. Pode isso? NÃO! 

Não pode não, isso é crime, seja qual for a etnia o principio é o mesmo e vale para todos, respeito não se discute,  todo aquele que através de suas atitudes busca diminuir seu próximo é mau caráter e merece ser punido pela Lei. Ninguém nasce racista, essa atitude é ensinada e merece punição sim. Denuncie todas as vezes que necessário.

Bjo, fuiiiiiii!

 

 

Sobre o Autor

Dan

Dan

Post Anterior

Rebeldia by Janis

Próximo Post

Política - Devo ou não debater?

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *