PAPO SÉRIO

Raiva – Para evitar, vamos vacinar!

O que é a Raiva?

Raiva é uma doença transmitida  por um vírus e leva o doente à morte em alguns dias após o início dos sintomas. Ela pode acometer todos os mamíferos, caracterizada por sintomas neurológicos.  A forma mais comum dessa  transmissão é através do  contato com a saliva do doente.

Hidrofobia, a raiva, é uma doença causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirustransmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. Os sintomas mais aparentes são o aparecimento  de uma agressividade , salivação excessiva e paralisia.

A Raiva, mesmo com baixa incidência, é uma doença grave e muito  perigosa. Quando o animal  desenvolve os  sintomas, geralmente o leva a  óbito.

Bom, se essa doença é tão grave, o que temos a fazer é preveni-la com as vacinas antirrábicas. A cidade de São Paulo todo ano faz Campanha contra a doença junto ao Centro de Controle de Zoonoses e  as Supervisões de Saúde.

A vacinação é gratuita e já começou! Fique atento e leve seu bichinho pra vacinar!

A ação contará com 1926 postos  oferecidos em diferentes endereços da cidade e funcionarão das 10 às 16 horas.

Assista o vídeo abaixo

A veterinária Cristina do Centro de Controle de Zoonoses  explica sobre a doença e  fala também sobre a campanha que já esta acontecendo na cidade. Veja:

É muito importante que você leve os seus bichinhos e os proteja dessa doença que não tem cura. A cidade de São Paulo sempre faz campanhas anuais mas esse ano ela não irá acontecer, mas isso não significa que você pode deixá-lo sem a vacina. A Prefeitura de São disponibiliza alguns postos de vacinação para não deixar você e seu amiguinho na mão! CLIQUE AQUI e saiba mais.

A vacinação é indispensável para proteção de todos e como diz o ditado: “Quem ama, cuida!”

Bjo, fuiiiii. 

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *