Reciclagem – O planeta agradece!
Nosso planeta esta sofrendo transformações por conta da atividade humana. O aumento da temperatura no planeta é um alerta para todos nós. O aquecimento global está provocando um aumento significativo na temperatura dos oceanos e do ar, as geleiras estão derretendo e o nível do mar está subindo.

Além da causa natural, que se trata da emissão de gases que chamamos de atmosfera, existe um gás que se forma quando acontece a decomposição de matérias orgânicas, o que chamamos de lixo que está prejudicando a natureza e causando danos ao planeta. O lixo em excesso que estamos produzindo faz parte da sociedade moderna consumista que não tem consciência do impacto causado por esses hábitos. Consumimos demasiadamente e muito pouco reciclamos. É um mau hábito que precisa ser sanado através de ações educativas.
Vamos entender melhor sobre esse assunto?
Entra em cena, a RECICLAGEM DO “LIXO”.
Reciclagem é o processo de conversão do que chamamos de lixo em materiais de utilidade. A reciclagem surgiu como uma ideia para reutilizar uma parte do material que se tornaria lixo mas que poderia ter outras utilidades, evitando o descarte.
Nem todo mundo tem o hábito de separar o lixo, confesso que eu mesma preciso melhorar também, é minha meta e logo estarei fazendo tudo certinho em prol de todos nós.
Fui buscar algumas dicas para facilitar esse processo que a princípio parece dar bastante trabalho, mas é simples e da para todo mundo aprender.
Da uma olhada nesse vídeo, ele é curtinho mas bem explicativo
5 dicas para aprender a fazer reciclagem dos materiais que podemos reutilizar:
1- Veja como é feita a reciclagem de materiais e a coleta de lixo do seu município, pois existem localidades onde a coleta seletiva e realizada de tempos em tempos. A Prefeitura de São Paulo faz a coleta seletiva , através do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo, a prefeitura promove a reciclagem de papel, plástico, vidro e metais. Após o recolhimento deste material, os mesmos são encaminhados para as cooperativas, onde serão separados e comercializados.
Clicando aqui, você vai pesquisar qual o dia que a coleta seletiva passa no seu bairro.
2- É importante separar os recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico e metal) dos não recicláveis (orgânicos) para serem levados aos postos de coleta seletiva.
3- Limpe as garrafas e deixe secar de modo natural, para depois disto colocá-los dentro de um saco para a coleta seletiva.
4- As latinhas de de alumínio, podem ser amassadas para diminuir o volume.
5- Caixas de papelão estar desmontadas, isso facilita o transporte e os papeis devem estar picados, para facilitar o processo.
Através desse importante processo de reciclagem, evitamos o desperdício e a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de proteger os recursos minerais importantes para o ecossistema e a vida humana.
É preciso mudar os hábitos, só assim podemos cuidar bem do nosso planeta que é a nossa casa. Vamos juntos fazer a nossa parte.
Bjos, fuiiiii.
Sem Comentário