PAPO SÉRIO

Todos nós temos consciência de classe?

O que é essa tal de Consciência de Classe?

Consciência de classe é um termo muito usado nas ciências sociais e na teoria política, especialmente no marxismo, para apresentar  as crenças e atitudes de uma pessoa quando o assunto é a sua condição econômica. Veja Aqui. 

É de entendimento de todos que, o ser humano antes de “fazer história” precisa estar em condições de viver, e para viver precisa suprir as necessidade básicas de sustento como comer, beber e ter onde morar. Ao ter isso bem esclarecido, entende-se que o primeiro “ato histórico” depende da produção dos meios que supram essas necessidades. A produção da própria vida depende assim do que se produz, essa é a condição fundamental de toda a história até os dias atuais. 

Mas, nós sabemos como essa “máquina” funciona?

Esse é um tema polêmico mas de muita importância. O seu debate é preciso pela simples constatação de uma sociedade desigual, onde aqueles que detém o capital, em sua maioria das vezes, explora todos aqueles que vendem sua força de trabalho. É bem simples, nem é preciso adentrar nas discussões mais radicais para verificar a veracidade desses fatos da história do mundo.

Compreendemos de fato no que isso interfere e transforma nossa história como indivíduo inserido no espaço capitalista?

Historicamente analisando a linha do tempo do Brasil é difícil perceber essa tal de “consciência de classe” na grande massa brasileira. Triste mas real. Somos um povo que se compadece dos ricos mas que dá as costas para sua própria realidade, pelo simples fato de viver a ânsia e o desejo de fazer parte da classe que enxerga o trabalhador como seu servo.

Abstendo-me da intenção de ser partidária, sabemos que a luta por direitos e por uma sociedade mais igualitária necessariamente deverá partir da classe trabalhadora, operária ou proletariado, chame como quiser, mas de fato lutar por direitos é um ato político daqueles que pouco possuem. Sem luta não tem conquista e se a classe trabalhadora está dividida, o povo sofrerá com as consequências simplesmente por não entender que muitas vezes é a massa que assina a sua própria exploração.

Pense, reflita e entenda que todos nós somos indivíduos políticos e é importante saber de que lado você está.

Não aceite alienação, faça história!!

Se você quer entender melhor sobre esse assunto, CLIQUE AQUI.

Por hoje é isso! Até mais pessoal!

Sem Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *