Você sabe o que é FACISMO?
A gente ta ouvindo o tempo todo essa palavra, em cada esquina tem alguém mencionando o fascismo e por isso chegou a hora de simplificar.
Até por que o nosso país é tão desigual que uma boa parte das pessoas daqui são ou foram alunos de uma escola pública e pouco isso nos é apresentado e abordado, de fato a maioria não se apropria e nem tem conhecimento dessa parte da história. Não estou desmerecendo a Escola Pública, sou totalmente defensora da mesma, a culpa é do SISTEMA que rege essa nação e trabalha mediante ao quanto se pode pagar. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Fascismo, o que é isso?
Fascismo foi uma IDEOLOGIA POLÍTICA criada depois da primeira gerra mundial, esse sistema político começou na Itália. A visão era ultranacionalista e autoritária, antidemocrática, antissocialista e anti-operário. O poder se concentrava no ditador. Dois nomes bem conhecidos podemos citar: MUSSOLINI E HITLER.
Quando se fala em fascismo podemos logo lembrar das barbaries cometidas por países adeptos. Mussolini foi o ditador responsável por centenas de milhares de mortes, durante o regime fascista que vigorou nesse país entre 1922 e 1943. Aproximadamente duzentas mil pessoas foram executadas. A estimativa da totalidade de mortes resultantes desse movimento político, incluindo a pobreza, a doença e a fome, estão entre 1,4 a 2,2 milhões numa população de cerca de 7 milhões. O fascismo sucumbiu com a derrota na Segunda Guerra Mundial dos países adeptos a esse movimento, tais como, Alemanha, Itália e Japão.
Quem mais aderiu a essa Ideologia Política?
Além da Itália e da Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil, sim, BRASIL.
Brasil e o Fascismo
No Brasil, a AIB –Ação Integralista Brasileira foi um movimento político brasileiro, pregado por Plínio Salgado com ideais nacionalistas, conservadores e tradicionalistas católicos de extrema-direita. A AIB – Ação Integralista Brasileira, firmou-se como uma extensão desse movimento de nome FASCISMO.
Para lutar contra esse regime e com intuito de cessar o movimento fascista no Brasil , criou-se a ANL – Aliança Nacional Libertadora, uma frente de esquerda de caráter anti-imperialista, antifascista e antiintegralista. O objetivo era combater a influência fascista que se ampliava no governo de Getúlio Vargas, e suas reivindicações eram:
- Cessar o pagamento da dívida externa;
- Governo mais popular e democrático;
- Reforma agrária;
- A garantia da liberdade pública e política;
- Distribuição de terras para os pequenos agricultores;
- Proteção para pequenos e médios proprietários;
- Empresas estrangeiras nacionalizadas.
Esse movimento foi interrompido por Getúlio com base na Lei de Segurança Nacional, que ordenava o fechamento da ANL. Essa disputa entre o regime fascista e a ANL, levaram o país para a um golpe de Estado, que fechou o Congresso e cancelou as eleições, mantendo Getúlio Vargas no poder, instituindo assim uma ditadura, chamada Estado Novo. De lá para cá muito se conquistou, mas sempre através de movimentos populares e de esquerda. Também temos as marcas de uma ditadura que deixou feridas e muitas mortos. Não queremos mais viver sob os olhares de um ditador. Nunca mais! O povo merece o DIREITO DE TER DIREITOS. Saiba que o povo só vai ser ouvido se conhecer seus direitos e lutar por eles e não pela perda deles. De acordo com o livro “Direito à memória e à verdade”, que publicado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo Lula, temos a marca de 475 pessoas mortas ou desaparecidas por motivos políticos daqueles anos.
Conclusão
Analisando toda a história do fascismo, que falsamente pregava benfeitorias para todos que haviam sido devastados com o resultado da Primeira Guerra e o Tratado de Versalles , esse regime político simplesmente estava associado às prisões, torturas e assassinatosde qualquer indivíduo que se opunha as regras do ditador. Esse movimento levou a Itália à Segunda Guerra Mundial, ao lado da Alemanha nazista de Hitler, e , Mussolini foi assassinado pela própria população italiana, cansada da devastação causada por um homem cruel e assassino. Não houve benfeitorias para a massa, o povo sofreu com a mão pesada do ditador e viveram anos de devastação, dor e sofrimento.
NADA dentro do fascismo ampara a nação, esse regime é a vontade doentia de um ser que acredita estar acima de todos e da LEI, e que a decisão de uma nação está atrelada à vontade desse ditador. O fascismo é um regime de doentes que se satisfazem com o derramamento do sangue daqueles que se opõe às suas regras.
Para finalizar, na minha opinião, qualquer semelhança entre o fascismo e o governo atual do Brasil, não é mera coinscidência! Fica ligado, na dúvida, analise todos os candidatos e responda nas urnas a favor da classe social que você faz parte, e lembre-se, o poder pertence ao povo, mas esse precisa saber que o poder está na união da grande massa de codinome POVO!
Sem Comentário